O Governo de Timor-Leste, representado pelo Ministro da Administração Estatal, Tomás do Rosário Cabral, e a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), representada pelo Chefe do Executivo, Ho Iat Seng, assinaram um Memorando de Entendimento que oficializa a geminação entre as cidades de Díli e Macau. A cerimónia de assinatura teve lugar na Sede do Governo da RAEM, no dia 26 de setembro de 2024.
Este acordo reforça a cooperação entre Timor-Leste e Macau, com foco nas áreas da economia, comércio, turismo, educação e cultura. O Ministro Tomás do Rosário Cabral sublinhou a importância deste acordo, afirmando que “Macau e Díli estabelecem uma relação de geminação, e espera-se que esta parceria entre as duas cidades, as suas empresas e as suas comunidades seja duradoura para o bem comum, uma relação madura e consolidada, mas com muito mais para oferecer a quem dela beneficia.”
O Chefe do Executivo de Macau, Ho Iat Seng, referiu que “Timor-Leste e Macau são dois importantes pontos na Rota Marítima da Seda” e destacou que a geminação permitirá que ambas as partes aproveitem as oportunidades de desenvolvimento trazidas pela iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”, com o aprofundar da cooperação com benefícios mútuos e a construção, em conjunto, de um futuro melhor.
Durante o seu discurso, o Ministro Tomás do Rosário Cabral sublinhou que esta geminação “representa um verdadeiro hino à paz e um contributo precioso na defesa dos valores da Ásia, em particular dos nossos valores históricos e culturais do passado, presente e futuro”. O Ministro também mencionou que, apesar das incertezas e conflitos que persistem em várias regiões do mundo, a geminação entre Díli e Macau é uma prova de que a cooperação e a união entre cidades e países podem trazer benefícios significativos para ambos os lados.
O Ministro destacou ainda a relevância dos jovens para o futuro desta parceria, afirmando que “o futuro são os jovens, e é precisamente neste contexto que ambas as partes estão a desenvolver mais parcerias, direcionadas aos sectores da educação, da cultura e da juventude”.
O Chefe do Executivo de Macau recordou o histórico de cooperação entre Macau e Timor-Leste, mencionando que, desde o estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e Timor-Leste há 22 anos, os laços entre os dois países têm-se desenvolvido de forma estável. Ho Iat Seng sublinhou que Macau continuará a desempenhar o seu papel como “Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, reforçando a colaboração com Timor-Leste através do Fórum de Macau.
Antes da cerimónia de assinatura, o Ministro Tomás do Rosário Cabral e o Chefe do Executivo de Macau reuniram-se para discutir temas relacionados com a economia, comércio, turismo, educação e cultura, no sentido de fortalecer ainda mais a relação entre Díli e Macau.
A cerimónia contou também com a presença da Diretora Nacional para a Simplificação e Modernização da Administração Local, Maria Goretti Marques Belo, o Diretor-Geral da Descentralização e Poder Local, António Augusto Guterres, o Presidente da Autoridade Municipal de Díli, Gregório da Cunha Saldanha e do Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China na RAEM, Liu Xianfa. https://timor-leste.gov.tl/?p=39844&n=1